UFSB

A Universidade Federal do Sul da Bahia iniciou suas atividades no ano de 2014, com o ingresso das suas primeiras turmas de Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares. Está localizada em três campi: Sosígenes Costa em Porto Seguro-BA, Paulo Freire em Teixeira de Freitras-BA e Jorge Amado em Itabuna- BA. 

O curso de Ciências Biológicas tem sede no Campus de Porto Seguro- BA e conta com quase vinte estudantes, e um corpo docente de trinta professores que possuem diversas áreas de pesquisa, como por exemplo:  Zoologia; Botânica; Ecologia; Oceanografia Biológica; Genética; Biotecnologia, entre outras.

A I SEMBIO-UFSB irá ocorrer no Campus Sosígenes

Costa nos dias 25 a 28 de Setembro de 2019.

UFSB

Sobre o local: Porto Seguro é um município localizado no Extremo Sul da Bahia, conta com 146.625 habitantes e faz limite com as cidades de Santa Cruz Cabrália e Prado. É mundialmente conhecido por sua riqueza histórica e cultural atrelada a riqueza naturais. 

 

O evento se torna ainda mais necessário por ocorrer numa região do Corredor Central da Mata Atlântica, área de alto nível de biodiversidade e endemismo (MMA, 2006), onde estão delimitadas diversas Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Comunidades Tradicionais. Contudo, é conhecido o histórico de grande desmatamento  e degradação ambiental de suas áreas naturais advindos de décadas de atividades exploratórias desregradas, como pastagens e monoculturas, culminando

na diminuição significativa dos fragmentos florestais, poluição de rios e impactos ambientais negativos em outras áreas de relevante importância biológica e beleza cênica, muitas vezes alvos de visitações turísticas desprovidas de manejo adequado (SMMA; CI; GAMBA; MDPS; SOS MATA ATLÂNTICA, 2014). Neste contexto, abrir espaços de diálogo representa possibilidades de romper o distanciamento recorrente entre a universidade e a comunidade (SANTOS, 2008).

Referências Bibliográficas:

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). O corredor central da mata atlântica: uma nova escala de conservação da biodiversidade. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; Conservação Internacional, 2006. 46 p.: il. color., fots., maps.

 

SANTOS, B. D. S. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2008.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE (SMMA); CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL (CI); GAMBA; MOVIMENTO DE DEFESA DE PORTO SEGURO (MDPS); SOS MATA ATLÂNTICA. Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Porto Seguro. Porto Seguro: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 2014

 

Imagens: Facebook UFSB/ Google Imagens.